As cores podem transmitir sentimentos, principalmente quando
pertencem a um logotipo, que é um dos elementos mais importantes para divulgar
uma marca.
Além de ajudarem a memorizar uma empresa, produto ou serviço,
as cores utilizadas nos logotipos também podem provocar diferentes emoções nos
consumidores, conforme aponta um estudo realizado na Universidade de Missouri,
nos Estados Unidos, e publicado no periódico International Journal of Fashion
Design, Technology and Education.
Segundo o estudo,
estas são as sensações que cada uma das cores causa:
- Azul:
confiança, segurança e sucesso
- Verde:
consciência ambiental, resistência, durabilidade, masculinidade e
sustentabilidade
- Roxo:
feminilidade, glamour e charme
- Rosa:
jovialidade, imaginação e bom gosto
- Amarelo:
diversão e modernidade
- Vermelho:
conhecimento e autoafirmação
Para definir as cores de um logótipo é preciso saber como as
cores são vistas e aplicadas na cultura popular, pois estas tendem a
influenciar as associações feitas pelos consumidores.
Sem comentários:
Enviar um comentário